relacionam filho

8 maneiras de evitar que seus filhos se machuquem

Nenhum pai quer ver seu filho se machucando, principalmente quando o filho estar brincando todo feliz. Mas como bem sabemos, as crianças frequentemente se machucam brincando, porém, alguns desses machucados não trazem problemas, muitos não passam de um pequeno arranhão.

No entanto, tem aquelas situações em que a criança fica bem machucada e em alguns casos, é preciso até socorrer para uma unidade de pronto atendimento. Para evitar que isso ocorra, os pais precisam tomar alguns cuidados. Veja algumas maneiras de evitar que seus filhos se machuquem!

Verifique o estado dos brinquedos

É muito importante que você como pai ou mãe verifique o estado do brinquedo, pois, muitos por não estarem numa boa condição oferecem riscos à criança.

Quando levar seu filho ao parque para brincar, verifique antes se os brinquedos ali estão em boas condições para que a criança brinque sem problemas. Caso você veja que os brinquedos não estão bem conservados, não deixe que se filho brinque.

Além disso, é fundamental também observar o ambiente que seu filho pretende brincar, para ver se algo ali presente não oferece riscos de saúde ou de vida.

Providencie equipamentos de proteção

A fase de criança é a fase de correr, andar de bicicleta, skate, patins, pular corda e outras aventuras. Mas essas brincadeiras podem machucar o seu filho caso ele caia. É importante os pais terem em mente que brincadeiras como essas podem causar sérias lesões em casos de acidentes.

Para evitar que ele se machuque gravemente é necessário providenciar equipamentos de proteção como capacete ciclismo, cotoveleira, joelheira e luvas.  Além disso, é preciso estabelecer uma idade para que a criança comece a brincar com esses brinquedos.

Utilize bóias

Toda criança gosta de brincar com água e muitas delas se encantam quando vêem uma piscina. Mas para evitar que seus filhos se afoguem é essencial providenciar equipamentos de proteção como bóias. Também é válido ensinar aos seus filhos a flutuarem e a nadarem, assim você diminui os riscos de afogamento.

Supervisione a brincadeira

Sempre que seus filhos estiverem brincando, procure sempre supervisioná-los. Muitas vezes em questão de instantes um acidente acontece, principalmente quando se trata de crianças pequenas.

Observe com que brinquedo eles estão brincando e os riscos que tal brinquedo oferece para seu filho. Ao verificar o perigo que ele oferece, afaste seu filho do determinado brinquedo.

Selecione crianças da mesma idade

Também é importante que seu filho brinque com crianças da mesma faixa etária que ele. Isso vai evitar que haja uma colisão e seu filho por ser menor, sai machucado.

Evite brinquedos cortantes e perfurantes

Alguns brinquedos são potenciais armas nas mãos de uma criança inocente. Por isso, observe se o brinquedo não é cortante ou perfurante. Evite brinquedos de metal ou pontiagudos.  Além de se machucar ele também pode machucar outro coleguinha.

Estimule ao aquecimento físico

Muitas lesões podem ser evitadas se você estimular seu filho a se aquecer fisicamente antes de começar a brincar. Todos nós sabemos que é muito importante o aquecimento antes de praticar atividades como correr, pular e andar de bicicleta. É um meio muito eficaz de evitar lesões.

Incentive-o a beber água

Por último mas não menos importante, incentive seu filho a beber água. É fundamental que ele beba água principalmente em dias quentes e quando a brincadeira é ao ar livre e exige muito esforço físico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *