Veja a importância de fazer manutenção no seu ar condicionado regularmente

Você tem ar condicionado em casa? Sabia que é necessário que ele passe por manutenção regularmente para que funcione de maneira adequada e também evite acidentes com o passar do tempo.

Pois se você nunca fez a manutenção do seu aparelho, saiba que isso é um risco que está correndo e se quiser saber melhor os motivos da importância de fazer a manutenção pelo menos a cada seis meses, nós listamos os principais abaixo.

 

Funciona melhor

O ar condicionado é um aparelho muito útil principalmente no verão. Por isso, ele deve sempre estar sendo averiguado e passando por manutenções para que você não seja pego desprevenido quando precisar dele e descobrir que ele não está funcionando.

Além disso, quando ele passa por manutenções regulares, o funcionamento dele é muito melhor e mais potente, já que é feita também uma limpeza que elimina poeiras e sujeiras que podem se acumular com o tempo, e que impedem a saída de ar de maneira correta.

Quando você sentir que seu ar condicionado inverter  não está mais funcionando como deveria, procure imediatamente um técnico para que ele averigue o que está acontecendo e se é a necessidade de um conserto ou apenas uma limpeza de manutenção.

 

Evita acidentes

Ar condicionado que não passa por manutenção está mais propenso a problemas técnicos que podem até mesmo causar acidentes graves como incêndios. Isso acontece porque você não tem como saber que o seu ar condicionado não está mais funcionando na energia elétrica como deveria, e sem passar por manutenção isso pode ir aumentando até que cause curto circuitos e até mesmo faíscas que podem levar a um incêndio.

Quando o técnico vai fazer a manutenção periódica ele consegue identificar possíveis falhas no aparelho e consertá-las.

Caso esses problemas sejam muito grandes e difíceis de serem resolvidos pode se tornar o caso até de trocar todo o aparelho. Mas ainda assim é melhor prezar pela segurança sempre.

 

Ajuda o meio ambiente

Com a limpeza e manutenção do ar condicionado a quantidade de poluentes que serão emitidos é menor, dessa maneira, ajuda a contribuir também para que consuma menos energia elétrica e que o aparelho tenha uma vida útil maior.

O que acaba se tornando bom tanto para o ambiente, que fica mais limpo, quanto para o seu bolso, já que vai existir uma economia considerável no valor da conta.

 

Quem pode fazer a manutenção do ar condicionado

Ao comprar um ar condicionado e instalá-lo, a própria empresa sugere a você um técnico para que faça a manutenção períodica. E ao aceitar a empresa sempre vai lembrá-lo quando for a hora de fazer uma nova manutenção.

Mesmo que você não queira contratar os serviços do técnico sugerido, você precisa encontrar um profissional da sua confiança, pois é mais seguro, já que ele conhece sobre o aparelho e sabe identificar os possíveis defeitos que ele esteja tendo.

Evite fazer a manutenção por conta própria, pois isso pode acabar sendo perigoso para você e para aqueles que usam esse ar condicionado.

O máximo que você pode fazer é a limpeza dos filtros do ar, mas lembre-se de desligar todas as tomadas para evitar possíveis choques quando for realizar a manutenção.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *