Você sabe o valor de uma semi joia e suas qualidades?

Qual mulher não gosta de joias? Sem dúvidas elas são nossos sonhos de consumo, e tantas vezes custam caro e é muito difícil manter a variedade que tanto queremos.

Por outro lado, as bijuterias, apesar de gostarmos e usarmos bastante no dia a dia e encontrarmos algumas de real beleza, não traduzem o visual e a qualidade que queremos em alguns momentos mais especiais.

Ou seja, ficamos entre a informalidade de uma bijuteria e a classe (e o preço) de uma joia. Mas no meio, existem as semi joias. Onde temos uma qualidade superior à da bijuteria e que podemos comprar algo que se aproxima mais de uma joia.

Uma semi joia pode ser tão valiosa quanto uma joia verdadeira. Vamos falar um pouco desse acessório cada vez mais admirado pelas mulheres.

O que define uma semi joia?

Pelo próprio nome, podemos dizer que a semi joia é uma peça que lembre uma joia visualmente, mas não tem o peso e o valor de uma joia, tanto com ouro quanto com pedras preciosas.

No caso das joias feitas com ouro, as semi joias levam metais com uma fina camada de ouro, que não compromete o resultado final e o preço.

Para as joias com pedras preciosas, nas semi joias são usados materiais mais acessíveis e que pareçam com elas na aparência. É possível encontrar todos os tipos de acessórios feitos nesse estilo: brincos, colares, pulseiras e anéis, de todos os tamanhos e estilos.

Quais as características de uma semi joia?

  • Elas devem ter um design e um porte – presença visual – compatíveis com os da joia correspondente;
  • Para as joias com pérolas, são usadas pedras naturais e semelhantes;
  • Para as joias com brilhantes, são usadas zircônias;
  • Elas devem ter um acabamento igual ao da joia correspondente, sem emendas, rebarbas, furos e manchas;
  • A camada de ouro 18k devem ter no mínimo 3 milésimos; isso confere durabilidade à peça e justifica que ela seja considerada uma semi joia e o preço como tal.

Como podemos observar a qualidade de uma semi joia?

As semi joias devem ter acabamento e visual de alta qualidade; a única diferenciação para uma joia deve ser a pedra original usada.

Portanto, ao observar uma semi joia, avalie com cuidado o acabamento, o brilho da pedra e dos demais detalhes, tudo como se fosse uma joia. Um dos maiores erros de alguns fabricantes é usar uma camada mais fina de ouro e com níquel, e são dois itens que não devem acontecer.

Como devemos cuidar de uma semi joia?

Para o começo de uma conservação correta de uma semi joia, devemos ter dois cuidados em mente:

  • Sem joias não são peças de uso contínuo, como alianças por exemplo;
  • A camada de ouro usada não tem a mesma resistência daquela que é usada em uma joia.

Desta forma, precisamos ter os seguintes cuidados para que uma semi joia dure bastante e sempre em perfeito estado:

  • Evitar ao máximo arranhões, choques e quedas;
  • Evitar contato com perfume e produtos químicos;
  • Ao guardar, manter longe da luz e de veludos;
  • Para uma limpeza simples, retirando gordura proveniente da pele, lave com água, sabão neutro e uma escova pequena e macia;
  • O escurecimento por oxidação pode ser causado pelo ácido úrico expelido pelo suor e pode ser retirada com uma flanela abrasiva;

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *