Você tem medo de ficar desempregado? Veja o que fazer

As milhares de pessoas que trabalham hoje em dia sentem em algum momento o medo de perder o seu emprego. Isso é considerado normal por causa do cenário em que vivemos atualmente, onde todos os dias várias pessoas são demitidas de suas funções.

O medo de ser demitido, de não conseguir rapidamente outro emprego e de não ter como arcar com as despesas necessárias do cotidiano, paralisam alguns profissionais. Isso pode ser muito prejudicial na área de trabalho, pois, vai impedir que o trabalhador faça as suas obrigações com competência.

Para você que também sente esse medo, preparamos este artigo dando algumas dicas do que você precisa fazer caso fique desempregado.

Analise o cenário

Para não ficar sofrendo com esse medo à toa, a primeira coisa que você deve fazer é analisar se existe realmente um bom motivo para sentir esse medo. Busque provas de que seu medo tem fundamento.

Por exemplo, você não estar sendo mais usado para realizar algumas funções que antes era sua obrigação? Você não é mais informado nem convidado para reuniões?  Situações como essa são indicativos de que uma demissão vem à frente.

No entanto, se nada disso acontece, esse medo não tem fundamento e só existe em sua mente.

Ponha o medo no seu lugar

Se você não acha uma prova real de que seu cargo estar correndo risco, procure a raiz do seu medo, quem sabe esse medo não seja fruto de uma experiência pessoal antiga? Achar o motivo desse temor é a primeira coisa para acalmá-lo.

Procure pensar nas experiências que outros já passaram ao perder um emprego e que sobreviveu a isso. Encontre o que assusta você, dessa forma, vai ser mais fácil lutar contra esse inimigo.

Converse com seu encarregado

Se você tem fácil acesso ao seu encarregado e se sente à vontade em conversar com ele sobre isso, é uma boa ideia. Expresse para ele seu medo e que você deseja continuar trabalhando naquele local.

Isso vai mostrar o quanto você preza pelo trabalho e se encarregado vai acalmá-lo, caso seu pavor não tenha fundamento.

Tenha um segundo plano

Sabemos que essa hora chega para muitas pessoas, por isso, o melhor é estar preparado e ter um segundo plano. Ainda que não existam riscos de você perder o emprego, procure pensar no que você poderia fazer caso ficasse desempregado.

Por exemplo, você pode se munir de conteúdo para concurso público e estudar enquanto ainda tem emprego, para futuramente aproveitar uma oportunidade nessa área. É essencial pensar com antecedência nas oportunidades para que o medo não aumente em sua cabeça.

Analise sua rede de contatos

Você precisa pensar também na sua rede de contato, caso ocorra de você perder o emprego. Veja com quem você pode contar para ser recolocado no mercado de trabalho. Não espere ser demitido primeiro para ir atrás dessas pessoas que poderão te ajudar.

Evite fazer dívidas

Quando o medo aparece, uma das primeiras coisas que pensamos é como vamos honrar os nossos compromissos. Então se você estar receoso de perder o emprego, evite fazer dívidas, dessa forma, você vai conseguir dormir mais sossegado.

Fazer uma economia pensando nesse momento também é importante. Esses dois passos já são o suficiente para deixar você mais confiante para o futuro e desempenhar sua função com segurança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *